Páginas

sábado, 4 de setembro de 2010

Pare, pense, analise as situações antes de tomar decisões.

Olhando o jornal Zero Hora do dia 1º de Setembro deparei-me com um artigo muito bom de autoria de Fernando Garros era intitulado "O culpado é o chimarrão". Nesse artigo o autor fala que acha que descobriu o porquê do nosso estado ser visto como um povo tão crítico, de nível cultural tão elevado ou então, muito politizado.
Diz ele que o culpado disso é o nosso chimarrão, que faz com que o gaúcho tenha mais "consciência" das coisas e não se deixe levar por qualquer conversa.Fala que quem participa de uma roda de chimarrão participa de um processo muito interessante. Nas palavras dele: "...Quem já participou de uma roda de chimarrão sabe que a cuia vai de mão em mão, enquanto a conversa se alinha.Então, o que acontece a seguir é um processo muito interessante.Quem acabou de tomar está conversando e expondo seu argumentos.E não é interrompido. E quem está tomando está ouvindo, pensando, ponderando, refletindo, analizando. Quando termina de tomar, passa o chimarrão adiante e toma o quê? A palavra. E aí, contra-argumenta, debate, justifica,discorda o concorda. ..." Ao meu ver ele foi muito feliz em seu artigo e é bem isso o que acontece.
Eu mesmo já tendo participado de várias rodas não tinha parado e prestado atenção nisso.Mas depois que lí, ví que é isso o que acontece mesmo que inconscientemente. Quando estamos tomando, vamos pensando em tudo o que é dito pelos amigos que estão argumentando e criando opiniões sobre os seus pontos de vista.Acho que se fizessemos sempre isso, de parar e pensar nas coisas que são ditas, analisar as situações, criar a nossa opinião; seriamos bem melhores e saberiamos qual rumo tomar em toda e qualquer situação. Então por que será que não fazemos isso sempre?

3 comentários:

  1. acho que não só pelo chimarrão, mas acho que o rio grandense sabe discutir, escuta, reflete, analisa e depois argumenta sem interromper o outro, sem gritos, sem ignorancias, apenas debate e talvez por isso somos vistos como mais cultos.

    ResponderExcluir
  2. Ah,por isso somos tão educados.
    IHSIOHSIOHSOOSOIS
    Estou de pleno acordo com essa análise.Além de papear coisas sérias,podemos tbm cevar um belo mate.hoho!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa análise, acho que só o fato de haver uma tradição que estimule a conversa já cria esse espírito crítico. Vamos tomar um Chima então!

    ResponderExcluir