Páginas

sábado, 4 de setembro de 2010

Chimarrão, mate doce e tradição

Pois falando ainda em chimarrão como os amigos, me veio a vontade de comentar sobre o 1° mandamento: eu sempre ouvi dizer que mate doce, é coisa de mulher(minha vó gosta, mas eu acho nojento)e meu pai contou que os guris começavam a tomar chimarrão com os homens quando tinham barba na cara, antes disso era na cozinha com as mulheres. Isso foi até motivo de eu tirar uma onda com o véio porque um dia nós cruzamos na rua com um brigadiano que tinha cara de piá e eu ainda comentei que parece que nem barba tinha... Ai então o pai disse que quando ele entrou na BM também tinha pouca barba, se barbiava uma vez por semana e era isso. Eu não podia deixar essa passar, perguntei: "Bah, pai, então o senhor tomava chimarrão a pouco tempo, né? hehehe" Ele riu e teve que concordar.
Conversamos mais sobre que o chimarrão é que deve ter beneficiado os gaúchos de tempos antigos, quando o principal alimento era a carne. Bom, se sabe que a gordura da animal faz mal se consumida em excesso, aumenta a pressão e o colesterol. Mas pelo bom hábito do gaúcho de tomar mate estes males diminuem. Foi feita até uma pesquisa com ratos sobre isso, comprovando o poder saudável do nosso chimarrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário